
A Internet e a World Wide Web
A Internet aparece através das vias militares e surge na década de sessenta, no período da guerra fria.
A WWW surge no inicio da década de 90 e foi criada por um cientista britânico chamado Tim Berners-Lee.
Na Internet encontramos cabos e computadores.
Na WWW encontramos documentos, sons…informação.
Na Net as conexões são entre computadores; na Web, as conexões são ligações de hipertexto.
• Evolução da Web 1.0 e 2.0
Quando surgiu esta era uma Web estática
1. Os utilizadores tinham um papel passivo;
2. Eram meros observadores;
3. Consumidores de conteúdos.
4. Predominava o HTML para conceber páginas;
5. O acesso era feito por dial up.
Posteriormente a Web começou a ter movimento, som e imagem, surgindo novas ferramentas que permitiam que qualquer pessoa criasse o seu site pessoal ou tivesse o seu blog -Web 2.0
A Internet aparece através das vias militares e surge na década de sessenta, no período da guerra fria.
A WWW surge no inicio da década de 90 e foi criada por um cientista britânico chamado Tim Berners-Lee.
Na Internet encontramos cabos e computadores.
Na WWW encontramos documentos, sons…informação.
Na Net as conexões são entre computadores; na Web, as conexões são ligações de hipertexto.
• Evolução da Web 1.0 e 2.0
Quando surgiu esta era uma Web estática
1. Os utilizadores tinham um papel passivo;
2. Eram meros observadores;
3. Consumidores de conteúdos.
4. Predominava o HTML para conceber páginas;
5. O acesso era feito por dial up.
Posteriormente a Web começou a ter movimento, som e imagem, surgindo novas ferramentas que permitiam que qualquer pessoa criasse o seu site pessoal ou tivesse o seu blog -Web 2.0
1. O utilizador passou de consumidor a produtor de conteúdos, criando-os e partilhando-os;
2. O utilizador assume um papel mais activo;
3. Novas ferramentas que vem dinamizar a produção de informação e conteúdos;
4. A comunicação passa a desenvolver-se de forma mais partilhada e colaborativa.
5. O acesso à "Internet” passou, em larga escala, a ser feito por banda larga.
Uma breve definição de Web 2.0 poderia ser:
2. O utilizador assume um papel mais activo;
3. Novas ferramentas que vem dinamizar a produção de informação e conteúdos;
4. A comunicação passa a desenvolver-se de forma mais partilhada e colaborativa.
5. O acesso à "Internet” passou, em larga escala, a ser feito por banda larga.
Uma breve definição de Web 2.0 poderia ser:
“Um conjunto de tecnologias associadas aos termos: blog, wiki, podcast, rss, feeds, etc., que facilita uma conexão mais social da Web e onde toda a gente pode adicionar e editar informação”. Anderson (2007)
As tecnologias sofreram ao longo dos anos muitos avanços e com estes a internet não foi excepção. Cada vez mais se vê este serviço em evolução, é o que nos mostra o gráfico seguinte:
As tecnologias sofreram ao longo dos anos muitos avanços e com estes a internet não foi excepção. Cada vez mais se vê este serviço em evolução, é o que nos mostra o gráfico seguinte:
A diferença entre Internet e World Wide Web
Muitas pessoas usam os termos Internet e World Wide Web (www ou apenas Web) sem as distinguir e eu era uma delas, pois não conhecia as diferenças. A Internet e a Web são duas coisas separadas, embora relacionadas. A internet é uma inorme rede de redes. Ela conecta milhões de computadores ao mesmo tempo, formando uma rede em que qualquer computador pode comunicar-se com qualquer outro computador deste que ambos estejam ligados a ela.
A World Wide Web, ou simplesmente Web, é uma maneira de procurar informação por meio da Internet. É um meio que permite partilhar de informações construído na Internet. A Web usa o protocolo HTTP, que é apenas uma das linguagens utilizadas na Internet, para transmitir informações, e serve-se de browsers, como o Internet Explorer, para acessar documentos chamados páginas (home pages), que estão ligados uns a outros por meio de hyperlinks. Os documentos da Web também contém gráficos, sons, textos e vídeos.
A Web é apenas uma das maneiras pelas quais a informação pode ser colocada na Internet. A Internet, não a Web, é utilizada ainda para o envio de e-mail, mensagens instântaneas etc. Portanto a Web é apenas uma parte da Internet, embora uma grande parte, mas os dois termos não são sinónimos e não devem ser confundidos.
Com a evolução da web 1.0 para a 2.0 a utilização desta é mais facilitada, uma vez que existem os mais variados recursos para o ensino.
Devido aos recursos didáticos, os professores, formadores e auxiliares de acção educativa conseguem incentivar e cativar os alunos, para que estes se sintam cada vez melhor e com mais capacidades na resolução de diferentes situações e permitir aos alunos uma aprendizagem mais autónoma e construtiva.
Com todos estes recursos podem ser utilizadas as mais variadas ferramentas, tais como:
· Caça ao tesouro – Pesquisa de informação orientada, sendo fornecido pelo professor aos alunos perguntas e estes através de recursos possam fazer pesquisas, dando respostas claras ao que lhes foi proposto. A caça ao tesouro é um grande instrumento didático para cativar o ensino.
· Webquest – Desafio autónomo em que os alunos têm de desenvolver o que lhes é proposto, que permite a construção das suas próprias aprendizagens. Este desafio é lançado pelo professor, promovendo o ensino construtivista. A webquest deve ser envolvente e motivadora. Esta deve ter sempre, introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão. Os alunos devem ter capacidade de análise de síntese e processamento da informação. A webquest transforma a informação.
· Blog – É uma página da web onde colocamos todo o tipo de informação, baseada na nossa actividade profissional, onde qualquer pessoa pode aceder e fazer o seu comentário, fazendo com que este fique mais enrriquecido.
· Podcast – São gravações em audio ou video, que podemos colocar nos nossos mp3, ipod’s e nos nossos computadores para podermos ver e ouvir.
· Wikipédia – Eciclopédia interactiva onde encontramos todo o tipo de informações, que nos permite retirar e também colocar estas.
· Video conferência – Processo que nos permite interagir com outras pessoas através do nosso computador. No nosso caso como futuras técnicas de acção educativa, podemos fazer exercícios/jogos com as nossas crianças e ao mesmo tempo “competir” com outras escolas através de video conferência.
· Youtube – Página da web que nos pemite visualizar os mais diversos videos com temas relacionados com a educação.
· Youtube Teacher – Página da web que permite a visualização de diversos videos especificamente relacionados com a educação.
Com os avanços constantes das tecnologias de informação, cada vez mais os alunos tem facilidades na aprendizagem, tornando-se assim mais autónomos e construtivistas, desenvolvendo uma capacidade de análise e processamento de informação cada vez mais desenvolvida.
Com esta pesquisa, posso agora fazer um melhor trabalho na minha futura profissão, uma vez que, poderei fazer as mais diversas actividades, fazendo que os alunos se sintam mais confiantes e demonstrem algum interesse, visto que, os computadores e a sua utilização são sempre bem vista por parte deles.
Muitas pessoas usam os termos Internet e World Wide Web (www ou apenas Web) sem as distinguir e eu era uma delas, pois não conhecia as diferenças. A Internet e a Web são duas coisas separadas, embora relacionadas. A internet é uma inorme rede de redes. Ela conecta milhões de computadores ao mesmo tempo, formando uma rede em que qualquer computador pode comunicar-se com qualquer outro computador deste que ambos estejam ligados a ela.
A World Wide Web, ou simplesmente Web, é uma maneira de procurar informação por meio da Internet. É um meio que permite partilhar de informações construído na Internet. A Web usa o protocolo HTTP, que é apenas uma das linguagens utilizadas na Internet, para transmitir informações, e serve-se de browsers, como o Internet Explorer, para acessar documentos chamados páginas (home pages), que estão ligados uns a outros por meio de hyperlinks. Os documentos da Web também contém gráficos, sons, textos e vídeos.
A Web é apenas uma das maneiras pelas quais a informação pode ser colocada na Internet. A Internet, não a Web, é utilizada ainda para o envio de e-mail, mensagens instântaneas etc. Portanto a Web é apenas uma parte da Internet, embora uma grande parte, mas os dois termos não são sinónimos e não devem ser confundidos.
Com a evolução da web 1.0 para a 2.0 a utilização desta é mais facilitada, uma vez que existem os mais variados recursos para o ensino.
Devido aos recursos didáticos, os professores, formadores e auxiliares de acção educativa conseguem incentivar e cativar os alunos, para que estes se sintam cada vez melhor e com mais capacidades na resolução de diferentes situações e permitir aos alunos uma aprendizagem mais autónoma e construtiva.
Com todos estes recursos podem ser utilizadas as mais variadas ferramentas, tais como:
· Caça ao tesouro – Pesquisa de informação orientada, sendo fornecido pelo professor aos alunos perguntas e estes através de recursos possam fazer pesquisas, dando respostas claras ao que lhes foi proposto. A caça ao tesouro é um grande instrumento didático para cativar o ensino.
· Webquest – Desafio autónomo em que os alunos têm de desenvolver o que lhes é proposto, que permite a construção das suas próprias aprendizagens. Este desafio é lançado pelo professor, promovendo o ensino construtivista. A webquest deve ser envolvente e motivadora. Esta deve ter sempre, introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão. Os alunos devem ter capacidade de análise de síntese e processamento da informação. A webquest transforma a informação.
· Blog – É uma página da web onde colocamos todo o tipo de informação, baseada na nossa actividade profissional, onde qualquer pessoa pode aceder e fazer o seu comentário, fazendo com que este fique mais enrriquecido.
· Podcast – São gravações em audio ou video, que podemos colocar nos nossos mp3, ipod’s e nos nossos computadores para podermos ver e ouvir.
· Wikipédia – Eciclopédia interactiva onde encontramos todo o tipo de informações, que nos permite retirar e também colocar estas.
· Video conferência – Processo que nos permite interagir com outras pessoas através do nosso computador. No nosso caso como futuras técnicas de acção educativa, podemos fazer exercícios/jogos com as nossas crianças e ao mesmo tempo “competir” com outras escolas através de video conferência.
· Youtube – Página da web que nos pemite visualizar os mais diversos videos com temas relacionados com a educação.
· Youtube Teacher – Página da web que permite a visualização de diversos videos especificamente relacionados com a educação.
Com os avanços constantes das tecnologias de informação, cada vez mais os alunos tem facilidades na aprendizagem, tornando-se assim mais autónomos e construtivistas, desenvolvendo uma capacidade de análise e processamento de informação cada vez mais desenvolvida.
Com esta pesquisa, posso agora fazer um melhor trabalho na minha futura profissão, uma vez que, poderei fazer as mais diversas actividades, fazendo que os alunos se sintam mais confiantes e demonstrem algum interesse, visto que, os computadores e a sua utilização são sempre bem vista por parte deles.
Sem comentários:
Enviar um comentário