terça-feira, 14 de julho de 2009

Os Vírus

A Internet é uma das mais importantes invenções do último século. Uma excelente ferramenta para a pesquisa de informação e para a comunicação que entrou na vida de todos nós e da qual criámos alguma dependência: “O que seria de nós sem Internet?”.
Chat´s, Fóruns, Blogs, Email (Gmail; Hotmail, Portugalmail...), Youtube, Messenger, Google são algumas das ferramentas mais utilizadas e conceitos completamente desconhecidos (ou mesmo inexistentes) se fizermos uma pesquisa viagem a 10 ou 20 anos atrás. Vírus, Spams, Trojans, Malwares, Worms, Cavalos de Tróia são outros conceitos que chegam com a difusão da Internet e os quais preferíamos não conhecer.
Um tema actual e presente na vida de todos nós.

Spams é:

· O termo Spam, abreviação em inglês de “Spcied ham” (presunto condimentado), é a mensagem electrónica não-solicitada enviada em massa.
· Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio electrónico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm carácter apelativo e na grande maioria das vezes são incómodos e inconvenientes.
· Simultaneamente ao desenvolvimento e popularização da Internet, ocorreu o crescimento de um fenómeno que, desde o seu surgimento, se tornou um dos principais problemas da comunicação electrónica em geral: o envio em massa de mensagens não-solicitadas. Esse fenómeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spam e os seus autores como spammers.
· Apesar da existência de mensagens não-electrónicas que podem ser comparadas a spam, como por exemplo folhetos promocionais não-solicitados, o termo é reservado aos meios electrónicos devido a motivações que tornam tais meios muito mais propícios ao crescimento do fenómeno do que outros.

Trojans são:


· Trojan Horse ou Cavalo de Tróia é um programa que age como a lenda do cavalo de Tróia, entrando no computador e liberando uma porta para uma possível invasão e é fácil de ser enviado, é só clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.
Os trojans actuais são disfarçados de programas legítimos, embora, diferentemente de vírus ou de worms, não criem réplicas de si. São instalados directamente no computador. De facto, alguns trojans são programados para se auto-destruir com um comando do cliente ou depois de um determinado tempo.
Os trojans ficaram famosos na Internet pela sua facilidade de uso, fazendo qualquer pessoa possuir o controlo de um outro computador apenas com o envio de um arquivo.
Os trojans actuais são divididos em duas partes:

· O servidor e
· O cliente.

O servidor instala-se e se oculta no computador da vítima, normalmente dentro de algum outro arquivo. No momento que esse arquivo é executado, o computador pode ser acessado pelo cliente, que irá enviar instruções para o servidor executar certas operações no computador da vítima.
A directa tende a precisar do IP da Vítima para funcionar, já a reversa tem IP do dono do trojan, fazendo assim a conexão.
Geralmente um trojan é instalado com o auxílio de um ataque de engenharia social, com apelos para convencer a vítima a executar o arquivo do servidor, o que muitas vezes acaba por acontecendo, a dada curiosidade do internauta, como um e-mail atraindo a pessoa a ver fotos de um artista, pedindo a instalação de um Plugin, onde o Trojan fica “Hospedado”.
O Trojan Horse é um dos vírus mais encontrados em computadores domésticos, a fim de roubar uma determinada senha para cometer certos crimes financeiros, no caso de um cliente que introduza algum serviço de Internet Banking.



Malwares é:


O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horse (cavalos de tróia) e syaweres são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Worms é:

Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Entretanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.
Um worm pode ser projectado para tomar acções maliciosas após infestar um sistema, além de se auto- replicar, tais como: deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por e-mail.
Daí, o worm pode tomar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.


Sem comentários:

Enviar um comentário